sábado, 13 de março de 2010

Por que fazer acompanhamento nutricional


Adequação dos micronutrientes (vitaminas e minerais)

A alimentação da maioria dos brasileiros é sem variedade, com baixa ingestão de vitaminas e minerais, que pode ocasionar anemia, osteoporose, má formação fetal, acne, infecções, fraqueza muscular, diminuição da memória, câimbras, cansaço, etc. Porém, quando equilibramos nossa alimentação de maneira adequada às necessidades de nosso organismo, vários benefícios podem ser contabilizados, tais como: fortalecimento do sistema imunológico, melhor desempenho físico nas atividades esportivas, combate à acne, melhora do humor, redução da queda de cabelo, retardo do envelhecimento, combate as doenças cardiovasculares, entre outras.

Adequação dos macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras)

A falta de macronutrientes ou seu excesso no organismo pode acarretar sérios prejuízos para a saúde. Por exemplo, o consumo em excesso de proteínas (leite, queijo, carnes e leguminosas) pode lesionar o fígado e os rins, além contribuir no ganho de peso. A falta de carboidrato (pão, macarrão, arroz) na dieta, nosso combustível principal, pode levar o organismo ao estresse, ocasionando sérias inflamações. Entretanto, o alto consumo de carboidratos simples leva o organismo a desenvolver Diabetes Melitos tipo 2 (resistência ao hormônio - insulina que coloca o açúcar para dentro da célula). Em relação ás gorduras, em especial as saturadas (manteiga, gordura animal, biscoito, chocolate, sorvete), aumentam o colesterol ruim (LDL) que, consumidas em excesso, pode entupir veias ou artérias, causando um derrame ou infarto (sem sangue) em qualquer área do corpo. Para cada pessoa a adequação dos macronutrientes depende: do peso, da altura, da idade e do quadro clínico atual (condições de saúde).

Emagrecer e engordar de forma saudável

Muitas pessoas quando querem emagrecer fazem jejum e diminuem muito a ingestão nas refeições. Elas conseguem emagrecer, porém, mais tarde, ficam fracas, doentes e não conseguem mais emagrecer porque o metabolismo delas está baixo. Entram em depressão e, com a diminuição do hormônio leptina (hormônio que a gordura produz que sacia), começam recuperar todos aqueles quilos que elas perderam. Por isso, antes de emagrecer procure um nutricionista para você emagrecer de forma saudável e de forma definitiva.
A maioria dos meninos adolescentes que querem engordar come muito, conseguem engordar, porém estão com o colesterol alto e com intolerância ao hormônio insulina, pela ingestão em excesso de biscoito, pão francês, hambúrguer, suplemento protéico, chocolate, entre outros e, além disso, estão com aqueles pneuzinhos na barriga devido ao excesso de comida e/ou escolha alimentar errada.

A importância do retorno à consulta

Atualmente nossa rotina de vida muda com freqüência, seja uma mudança de horário (trabalho, escola, faculdade, cursos, atividade física, etc.) ou local das refeições (casa, lanchonete, restaurante, etc.). O retorno à consulta é fundamental para ajustar a dieta ao novo estilo de vida.
A avaliação física também é importante no retorno. Se, engordamos é preciso identificar suas causas, suas proporções e suas consequências. Ganhamos massa gorda ou massa muscular? Ou será apenas uma retenção hídrica?
Ocasionalmente podem ocorrer também alguns distúrbios psicológicos relacionados à vida cotidiana, levando a um quadro de ansiedade, estresse e depressão. Como resposta o organismo pode apresentar algumas patologias (doenças) tais como: constipação (intestino preso), hipotiroidismo (alterações na tireóide que leva a baixa produção nos hormônios T3 e T4, responsáveis pelo metabolismo) e gastrite.
Outro fator importante a considerar é que, de uma consulta para outra, o paciente passe fazer uso de medicamentos ou de suplementos vitamínicos, ou mesmo, a interrupção destes. Nesse caso, o retorno à consulta se torna primordial para ajustar a dieta às novas condições do paciente.
A dieta personalizada está relacionada às rotinas de vida e do quadro clínico do paciente. Quaisquer mudanças nessas situações requerem novas adaptações da dieta para manter e garantir os níveis nutricionais satisfatórios. Quando reduzimos nossas atividades físicas e mantemos a dieta anterior os resultados ficam comprometidos.
O controle e o acompanhamento nutricional são fundamentais para o alcance de metas. A intervenção dos nutricionistas ao longo da vida de seus pacientes garante-lhes uma vida saudável e um envelhecimento com qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário